Envie para a equipe do sma possíveis erros que existirem nesta página:
   Previsão Subsazonal Variável:    -    Local:    

Nesta página estão disponíveis as previsões semanais de probabilidade de anomalia de precipitação e temperatura média do ar, fornecidos pelo Sistema de Previsão Climática (CFS, sigla em inglês) que integra o Centro Nacional de Previsão Ambiental (NCEP, sigla em inglês) dos EUA.

As previsões correspondem a média do conjunto de 16 membros do modelo CFSv2, a partir de uma determinada condição inicial do modelo e as anomalias são geradas em relação a climatologia do período de 1999 a 2010, sem qualquer ajuste. Os mapas são atualizados diariamente de forma operacional com horizonte de projeção de até 4 semanas e separados por regiões.


SEMANA 1


SEMANA 2


SEMANA 3


SEMANA 4



As áreas com tons de cores variando do verde ao roxo nos mapas de precipitação indicam uma previsão de chuvas acima da normalidade para aquela determinada semana, sendo que nos mapas de temperatura, as cores em azuis apontam para uma maior probabilidade de temperaturas abaixo do padrão climatológico. Por outro lado, as cores variando do amarelo ao vermelho, representado nos mapas de chuva mostram cenário previsto de tempo mais seco ou precipitações abaixo da média, enquanto as temperaturas representam uma condição de valores acima do padrão normal para aquela época do ano.